MINI Cooper Forum banner

2008 R55 - Erro do módulo AC E72B

4.1K views 16 replies 3 participants last post by  lplassart  
#1 ·
Olá a todos,

Recentemente comprei um R55 Clubman usado de 2008 (não S) e estou a trabalhar numa lista de problemas. Consegui limpar alguns códigos antigos no INPA e livrei-me de um erro 3099 irritante através do Tool32, por isso estou a fazer um bom progresso graças às ótimas informações e ajuda que já recebi deste fórum!

Tenho um problema que me está a deixar perplexo: tenho um erro E72B no módulo Klima (AC). Coincidentemente, o vidro do passageiro só se move centímetro a centímetro ao pressionar o interruptor do vidro (tentei o processo de reset com o interruptor do vidro, não fez diferença).
O FRM foi alterado pelo proprietário anterior na BMW em setembro de 2023 e não apresenta erros no INPA, por isso presumo que esteja a funcionar bem.
No INPA, a informação que obtenho sobre este erro é muito limitada e não produz resultados online: "CAN Botschaft Position FH BFT" (em alemão), que se traduz por "CAN Message Position FH BFT".
A procurar o erro no BMW Fault Code Lookup - BMWFaultCodes, obtenho o seguinte: "Sem mensagem (posição da alavanca seletora do regulador do vidro da porta dianteira do passageiro), receptor sistema integrado de aquecimento / ar condicionado / IHKS / IHS, módulo do piso".

As minhas questões / pistas atuais:
  • O que significa realmente "CAN Message Position FH BFT"?
  • Considerei tentar uma reinicialização do módulo IHKS via NCSExpert, mas estou um pouco relutante em introduzir outros problemas e também não estou claro por que isso ajudaria a resolver este problema.

Qualquer questão / sugestão é bem-vinda para ajudar a esclarecer este assunto!

#3 ·
Obrigado por compartilhar isso. Posso apenas verificar com você se você viu esse erro diretamente no módulo FRM (o que é mais comum) ou no módulo AC, como no meu caso?
Eu acho que vou encarar o problema e enviar o FRM para ser reparado de qualquer maneira, mesmo que essa unidade tenha sido trocada pelo proprietário anterior há apenas um ano.

#4 ·
Não consigo me lembrar! Posso olhar novamente quando meu FRM voltar. Só me lembro que dizia algo sobre as janelas e algo sobre o AC na mesma leitura de código.
Enviei meu FRM para esses caras:
que me reembolsaram quando não encontraram nada de errado, então eu os recomendaria.

Minha breve pesquisa, só esta manhã, me levou a um regulador de janela com defeito, então vou tirar o cartão da porta e verificar isso:

Essa é uma peça bem barata sem o motor, então eu poderia tentar apenas substituí-la.

#5 ·
Obrigado, aprecio muito os detalhes extras. Eu li mal sua primeira postagem, pensei que realmente havia um problema com seu FRM. Enviarei o meu e verei o que volta. Avise-nos se o reparo do regulador da janela funcionar para você (dedos cruzados)!

#6 ·
Ok, esta é a mensagem de erro
Image

e o vidro do passageiro às vezes não fecha após fechar a porta. Como abaixo. Se eu abrir e fechar algumas vezes, ele eventualmente fechará.
Image

Eu vou dar uma olhada na substituição do regulador do vidro e avisarei quando o fizer.

#9 ·
Bem, estou no meio disto agora. É um trabalho do caraças.
Não ajudado pelo facto de que não parece haver nada de errado com aquele que estou a tirar. Os cabos estão todos apertados, nada está solto ou partido, exceto o meu espírito!

Fazer uma pausa antes de matar alguém.

#10 ·
Bem, se serve de consolo, eu fiz isso na semana passada, desmontei tudo e, quando estava prestes a instalar o novo regulador, percebi que o que eu tinha comprado estava sem a parte metálica superior e não há como reutilizar a do regulador antigo, então eu realmente tive que montar tudo de volta e 3 horas depois, eu estava de volta à estaca zero. Eu realmente não consegui encontrar nada de errado com o antigo, mas ainda encomendei outro usado que vou instalar neste fim de semana (mas não estou exatamente esperançoso de que isso resolva o problema...).

Boa sorte!

#12 ·
Bem, se serve de consolo, eu fiz isso na semana passada, desmontei tudo e, quando estava prestes a instalar o novo regulador, percebi que o que eu tinha comprado estava sem a parte metálica superior e não há como reutilizar a do regulador antigo, então eu realmente tive que montar tudo de volta e 3 horas depois, eu estava de volta à estaca zero. Eu realmente não consegui encontrar nada de errado com o antigo, mas ainda encomendei outro usado que vou instalar neste fim de semana (mas não estou exatamente esperançoso de que isso resolva o problema...).

Boa sorte!
Eu consigo imaginar como isso deve ter sido irritante!!!!
Espero que sua substituição também resolva seu problema.

#11 ·
#13 ·
Bem, parece que funcionou!
Código de falha sumiu, a janela funciona como deveria.

Eu segui o guia aqui

Não foi fácil soltar a janela dos parafusos que a prendem, quase me deixou louco!
Fico feliz que tenha funcionado para você! Usei o mesmo guia, ele é muito bem feito, e alguns comentários de usuários na parte inferior da página foram muito úteis (especialmente em relação aos parafusos que prendem o vidro).
Isso me dá um pouco mais de esperança de que também resolverá meu problema. Obrigado por compartilhar e aproveite o carro sem problemas!

#16 ·
Atualização – Diagnóstico Completo e Correção Permanente

Estou compartilhando aqui, caso isso ajude alguém no futuro. Isso literalmente me levou um ano para identificar e corrigir.

Depois de substituir o regulador/motor sem melhora, decidi voltar ao básico e mapear a fiação eu mesmo.

Pinagens confirmadas (medidas no meu próprio carro)

Lado do motorista (FRM3 X14261 → conector do motor do vidro):
FRM pino 4 → Pino do motor 1 (Alimentação do motor A, fechar/subir)
FRM pino 5 → Pino do motor 2 (Alimentação do motor B, abrir/descer)
FRM pino 14 → Pino do motor 3 (Sinal do codificador 1)
FRM pino 16 → Pino do motor 4 (Terra do codificador)
FRM pino 22 → Pino do motor 5 (Sinal do codificador 2)

Lado do passageiro (FRM3 X14261 → conector do motor do vidro):
FRM pino 35 → Pino do motor 1 (Alimentação do motor A, fechar/subir)
FRM pino 36 → Pino do motor 2 (Alimentação do motor B, abrir/descer)
FRM pino 25 → Pino do motor 3 (Sinal do codificador 1)
FRM pino -- (vazio) → Pino do motor 4 (Terra do codificador)
FRM pino 23 → Pino do motor 5 (Sinal do codificador 2)

Descoberta chave:
Primeiro testei do motor do vidro para o conector da porta e, em seguida, do conector da carroceria para o FRM. O pino 4 do motor do passageiro (terra do codificador) vai para o pino 10 do conector do pilar A/lado da carroceria (X257), mas de lá não está conectado ao pino 17 do FRM ou a qualquer outro ponto de aterramento. Sem uma referência de aterramento para o codificador, o FRM não consegue ler os pulsos de posição e volta para o movimento incremental “seguro”.

O que eu fiz:
Por enquanto, aterrei o pino 4 do motor localmente na porta como um teste. A janela agora funciona perfeitamente. Mais tarde, farei uma emenda limpa no chicote do assoalho do passageiro para um aterramento do chassi.

Procedimento de reinicialização após a correção:
– Ignição ligada
– Feche totalmente a janela, segure o interruptor para cima por 5 segundos
– Abra totalmente a janela, segure o interruptor para baixo por 5 segundos

Tudo funcionando perfeitamente depois disso. Hora de uma cerveja.

Etapas de diagnóstico:
– Continuidade confirmada do motor → conector do lado da porta para todos os pinos
– Continuidade confirmada do pino 10 do lado da porta → pino 10 do lado da carroceria
– Pino 10 do lado da carroceria testado → pino 17 do FRM → circuito aberto
– Pino 10 do lado da carroceria testado → chassi → circuito aberto
– Jumper temporário do pino 4 do motor → aterramento do chassi restaurou imediatamente a subida/descida completa com um toque

Correção permanente: emende o fio do pino 10 do lado da carroceria a um aterramento limpo do chassi no assoalho do passageiro.