MINI Cooper Forum banner

Ventoinha de arrefecimento a funcionar em excesso

1 reading
38K views 6 replies 2 participants last post by  JTownPBX  
#1 ·
Olá a todos,

Veículo: 2007 Mini Cooper S R56 70k milhas

Estou com alguns problemas com a ventoinha de arrefecimento/radiador. A ventoinha aparentemente liga quando não é necessário, parece estar praticamente sempre ligada. Por exemplo, com um motor completamente frio (não ligado há dias), eu poderia abrir a porta do motorista, ligar e desligar a ignição, fechar a porta e a ventoinha começaria a funcionar.

Além disso, ao dirigir, eu poderia ligar o motor, novamente a frio, e a ventoinha ligaria imediatamente e permaneceria ligada. Portanto, o motor nunca atinge a temperatura.

Esta noite, removi o relé da ventoinha enquanto o motor estava funcionando, o que permitiu que a temperatura do líquido de arrefecimento chegasse a 95°C, momento em que coloquei o relé de volta e, claro, a ventoinha ligou. Consequentemente, a temperatura do líquido de arrefecimento caiu para cerca de 50°C em 6-8 minutos. Então, eu saí para um passeio de 20 minutos, dirigi com bastante força e não consegui obter a temperatura do líquido de arrefecimento acima de 45°C, novamente a ventoinha estava ligada o tempo todo.

Uma vez, desligando o motor, independentemente de quão quente esteja, a ventoinha funcionará por mais 10-15 minutos. Eu sei que é normal que uma ventoinha funcione após o motor ser desligado para resfriar ainda mais. Considerando que, quando a temperatura do líquido de arrefecimento é de apenas 45°C, a ventoinha extra funcionando após o desligamento do motor não é normal. Às vezes, após 5 minutos, eu até puxo o relé para garantir que não descarregue a bateria.

A primeira parada é o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, que troquei hoje por um novo HASS. Infelizmente, isso não resolveu o problema. A bateria também foi substituída há cerca de 2 semanas.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar causando a ventoinha a funcionar essencialmente constantemente? Pessoalmente, sinto que deve haver algo, outro sensor/interruptor, que está dizendo para ela estar ligada.

Obrigado antecipadamente,
Jamie

#4 · (Edited)
Você tem dois relés na configuração do motor N14 Cooper S

Abaixo, listado com a seta amarela, está o relé número 1.
A seta vermelha é o relé número 2

O fusível do ventilador de arrefecimento é F3

Aterramento mais próximo para o ventilador de arrefecimento do motor é X175, vale a pena garantir que todos estejam seguros, aqui está o gráfico de aterramento

#5 ·
Sim, eu encontrei estes. Como mencionei, para impedir que a ventoinha descarregue a bateria, descobri que remover a que tem a seta amarela a impedia. Quando removi a que tem a seta vermelha, nada mudou, a ventoinha continuou a funcionar, por isso não tenho a certeza do que ela faz exatamente. Também tentei trocá-las, isso não fez diferença. Ainda acha que pode ser o relé? Porque eu estava a pensar que não pode ser, pois trocá-las não ajudou.

#6 ·
A seta amarela é o relé número 1 de baixa velocidade, uma dica é a classificação de amperagem, a seta vermelha é de alta velocidade. Para diferentes velocidades. Tudo controlado por computador. Principalmente intermitente. Em ocorrências breves, algumas durando apenas cerca de 3 segundos.
Obviamente, uma boa razão para ficar alarmado. Embora a ventoinha permaneça ligada às vezes quando está quente.:sleep:
Pessoalmente, eu faria todo o trabalho de resfriamento se fosse tão ruim. A menos que você tenha algum tipo de drenagem para a cabine com água.
Ou tenha problemas com outras questões elétricas, eu não acharia que seria o módulo do assoalho 3 ou 2 o culpado neste momento.
Uma nova ventoinha de resfriamento era o padrão quando troquei meu termostato em cerca de 70 mil. Apenas um exemplo. Eu.
Sem dizer que é uma nova sensação em todo o país ter as duas peças trocadas ao mesmo tempo.
Recentemente, troquei tudo entre o ano passado e cerca de 2 meses atrás. E isso resolveu o problema. Especialmente o sensor de temperatura do núcleo do aquecedor do ar condicionado localizado sob o ar condicionado no painel.
Esses dois itens, ventoinha de resfriamento e sensor da carcaça do termostato, transmitem informações importantes e atualizadas para o computador.
Abrindo e fechando o termostato através do elemento de aquecimento do termostato, que é aquele outro dongle conectado ao termostato. Aquecendo o termostato padrão interno para que ele abra sem que a água esteja necessariamente na temperatura. A razão é que a ventoinha de resfriamento não está funcionando corretamente e tenta resfriar o sistema. Eventualmente, ele também queima. Então, a bobina padrão embutida no termostato embutido dentro da carcaça abre quando o líquido de arrefecimento está muito quente. Para evitar que o motor exploda.
Então, existem três maneiras diferentes de resfriar um sistema de resfriamento Mini Cooper.
1. elemento de aquecimento do termostato
2. ventoinha de resfriamento
3. bobina padrão embutida no próprio termostato
1 e 2 trabalham juntos para manter uma temperatura monitorada de perto. Então, obviamente, nesse ritmo, um radiador acabaria saindo mais rápido do que a maioria. Também com outros vazamentos que são propensos, como a carcaça do filtro de óleo (a entrada de lama ou óleo no radiador também pode entupir as coisas). Com 70 mil, acho que uma ventoinha de resfriamento seria o que eu faria. Eu faria rápido, pois o elemento de aquecimento do termostato está pegando aquela aba no calor agora sem que a ventoinha de resfriamento possa executar seu circuito corretamente.

#7 ·
A seta amarela é o relé número 1 de baixa velocidade, uma dica é a classificação de amperagem, a seta vermelha é de alta velocidade. Duas velocidades diferentes. Tudo controlado por computador. Principalmente intermitente. Em ocorrências breves, algumas durando apenas cerca de 3 segundos.
Obviamente, uma boa razão para ficar alarmado. Embora a ventoinha permaneça ligada às vezes quando está quente.:sleep:
Eu pessoalmente faria todo o trabalho de resfriamento se estivesse tão ruim. A menos que você tenha algum tipo de drenagem para a cabine com água.
Ou tenha problemas com outras questões elétricas, eu não acharia que seria o módulo do assoalho 3 ou 2 o culpado neste momento.
Uma nova ventoinha de resfriamento era o padrão quando troquei meu termostato em 70 mil ou mais. Apenas um exemplo Eu.
Para não dizer que é uma nova sensação em todo o país ter as duas partes trocadas ao mesmo tempo.
Recentemente, troquei tudo entre o ano passado e cerca de 2 meses atrás. E isso resolveu o problema. Especialmente o sensor de temperatura do núcleo do aquecedor do controle climático localizado sob o controle climático no painel.
Esses dois itens, ventoinha de resfriamento e sensor da carcaça do termostato, transmitem informações importantes e atualizadas para o computador.
Abrindo e fechando o termostato através do elemento de aquecimento do termostato, que é aquele outro dongle conectado ao termostato. Aquecendo o termostato padrão por dentro para que ele abra sem que a água esteja necessariamente na temperatura. A razão é que a ventoinha de resfriamento não está funcionando corretamente e tenta resfriar o sistema. Eventualmente, ele também queima. Então, a bobina padrão embutida no termostato embutido dentro da carcaça abre com o líquido de arrefecimento muito quente. Para evitar que o motor exploda.
Então, existem três maneiras diferentes de resfriar um sistema de líquido de arrefecimento Mini Cooper.
1. elemento de aquecimento do termostato
2. ventoinha de resfriamento
3. bobina padrão embutida no próprio termostato
1 e 2 trabalham juntos para manter uma temperatura monitorada de perto. Então, obviamente, nessa taxa, um radiador acabaria saindo mais rápido do que a maioria. Também com outros vazamentos que são propensos, como a carcaça do filtro de óleo (lama ou óleo no radiador também podem entupir as coisas).
Com 70 mil, acho que faria uma ventoinha de resfriamento. Eu faria rápido, pois o elemento de aquecimento do termostato está assumindo essa tarefa de aquecimento agora sem que a ventoinha de resfriamento possa executar seu circuito corretamente.
Algumas caixas de termostato são diferentes por design atualizado em relação aos modelos R56 2007 e posteriores. Requerendo um arnês adaptador. Agora nada é de graça. Eu nunca precisei de um desses e o meu funciona bem, tem o calor dentro da cabine e tudo está bom. De qualquer forma, aqui está essa peça: